fotos: Sidnei Barros/PMG
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (6), na Associação Paulista de Medicina, a primeira premiação dos indicadores da Tuberculose das Regiões de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Criado pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, o prêmio é um incentivo para a manutenção da qualidade do atendimento na rede e para a melhoria dos indicadores na cidade.
Três critérios foram utilizados para a escolha das unidades que mais se destacaram nas ações contra a tuberculose: o trabalho de busca ativa de pessoas com sintomas da doença, com realização do exame de diagnóstico; o tratamento diretamente observado (supervisionado e efetivado), ou seja, a administração do medicamento ao paciente na própria UBS, por pelo menos três vezes na semana, para garantir que ele tome o remédio; e o percentual de cura.
As Regiões de Saúde Pimentas-Cumbica e Cantareira foram contempladas com um projetor multimídia cada pelo trabalho de busca ativa de sintomáticos respiratórios realizados pelas suas unidades. As UBSs Cecap e Ponte Alta se destacaram por apresentar percentual de cura acima de 80% e receberam como prêmio um notebook cada.
Já no quesito do tratamento supervisionado, foram premiadas com impressora multifuncional as UBSs Flor da Montanha, Palmira, Haroldo Veloso e Nova Cumbica, sendo uma de cada Região de Saúde. Em Guarulhos, existem atualmente 529 casos da doença em tratamento. O percentual de cura do município está em 79%, indicador que, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Vera Galesi, é semelhante ao do Estado de São Paulo.
(FONTE: Site da Prefeitura de Guarulhos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário